SUCESSO
NO CINEMA
Filmes
cristãos se tornam os mais rentáveis, aponta relatório
Qual é uma
boa receita para um filme ter sucesso de bilheteria e de vendas em DVD? Ao que
parece, em 2011 ficou consolidada a força de material com mensagens positivas e
de fé, especialmente os cristãos.
De acordo
com um estudo anual, realizado pelo grupo Movieguide, com foco em
entretenimento, em 2011, o público preferiu filmes com conteúdo positivo e
valores conservadores numa proporção quase seis vezes maior que os filmes
“liberais”.
O
relatório com 760 páginas afirma que os filmes com uma tendência conservadora
e/ou patriótica como “Capitão América”, “Missão Impossível: Protocolo
Fantasma”, “Soul Surfer”,” Transformers: O Lado Escuro da Lua “e “Batalha em
Los Angeles” arrecadaram significativamente mais dinheiro que filmes
considerados liberais, como “Red State”,”Super 8″,”J. Edgar”,”Glee” e “Tudo
Pelo Poder”.
“As
pessoas querem ver o bem vencer o mal, a justiça prevalecer sobre a injustiça e
a liberdade estar acima da tirania. Elas respondem melhor a fortes heróis e
heroínas e são se interessam mais tanto por histórias sem um sentido definido”,
disse Ted Baehr, coordenador do relatório da Movieguide.
Ele
explica que a empresa classifica os filmes de várias maneiras, como, por
exemplo, “conteúdo anticomunista”, “forte moralidade bíblica” e “forte conteúdo
pró-capitalista”.
O
estudo também afirmou que os filmes com uma visão cristã mais forte arrecadaram
mais nas bilheterias.
Filmes que
possuíam um foco claramente redentor ou religioso, como “Piratas do Caribe: Em
Águas Misteriosas”, “Help” e “Tão Alto e Tão Perto” tiveram mais sucesso nos
cinemas nos últimos meses que aqueles com uma perspectiva humanista ou até
mesmo contrária aos valores cristãos, incluindo “O Homem que não amava as
mulheres”, Se Beber não case II “e “O Diário de um Jornalista”.
O
relatório do Movieguide afirma que os filmes “positivos” ou “cristãos” em
média, deram um retorno na bilheteria quatro vezes maior. No total foram 64,3
milhões dólares contra 15,9 milhões dos filmes “liberais”.
“A
maioria das pessoas tem alguma fé em particular e quando encontra violência,
uso de drogas, imoralidade sexual e que criticam os valores tradicionais,
sentem-se ofendidas de alguma forma”, disse Megan Basham, editora do site de
notícias cristão World Magazine. “Os filmes bem produzidos que ofereçam o
oposto vão agradar os frequentadores de igreja”.
Além
disso, os relatórios da Movieguide apontam que, entre os 25 DVDs mais vendidos
no ano passado, 52% tinham pelo menos um algum conteúdo pró-cristão, enquanto
apenas 8% eram claramente anticristãos.
Baehr
também lembra que mais de 2,3 bilhões de pessoas no mundo se identificam como
cristãos, e Hollywood está finalmente começando a perceber o quanto isso é
importante.
“Quando
começamos o Movieguide, em 1985, havia apenas um ou dois filmes que possuíam um
conteúdo explicitamente cristão ou que enfatizavam valores positivos. Agora são
produzidos mais de 50 por ano.
Cada
estúdio tem até uma divisão para produzir material com valores cristãos, e
vários estúdios estão fazendo ótimos filmes com um forte conteúdo cristão.
Todos os grandes estúdios, não apenas os da Disney, estão fazendo filmes
pensando nos jovens, crianças e famílias”, salienta Baehr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário