quarta-feira, 18 de abril de 2012

ONU


CONFLITO NA SÍRIA

Quebra do cessar fogo vira desafio a enviados em paz da ONU

    Soldados enviados pela Organização das Nações Unidas estavam presentes no centro da crise síria, esperançosos de que terão sucesso na missão de estabilizar um cessar-fogo instável que já dura quatro dias.

    Encarregada de supervisionar o fim de 13 meses de violência, a equipe multinacional de seis membros desarmados professou seu otimismo.

   “Vamos nos organizar, a fim de estarmos prontos para cumprir a nossa tarefa o mais rápido possível”, disse o líder da equipe preliminar, coronel Ahmed Himmiche, de Marrocos, a repórteres em um hotel de Damasco antes de se encontrar com funcionários sírios na capital.

    “Todos os soldados da missão de paz estão otimistas”, acrescentou ele quando perguntado se estava esperançoso de que uma missão de observação que será expandida para 250 soldados poderia cimentar uma trégua marcada por violência esporádica persistente.

    Ativistas que tentam derrubar o presidente Bashar al-Assad relataram a morte de quatro pessoas na cidade de Idlib nesta segunda-feira em um tiroteio entre soldados e desertores do Exército. Eles disseram que outras duas foram mortas na cidade de Hama, quando o carro em que estavam foi incendiado.

    O Exército bombardeou alvos na cidade de Homs pelo terceiro dia consecutivo, apesar de sua promessa ao enviado de paz da ONU, Kofi Annan, de se retirar das cidades e não usar armas pesadas.

    Um vídeo amador publicado na internet no fim de semana mostrou uma equipe do Exército acampada, com morteiros de diversos calibres, calmamente disparando contra um alvo que não podia ser visto.

    Forças de segurança em veículos blindados invadiram o vilarejo de Khattab na província de Hama e promoveram buscas nesta segunda-feira, informou o grupo Observatório Sírio de Direitos Humanos. Dezenas de pessoas foram detidas.

Portal Creio

Nenhum comentário:

Postar um comentário