EDUCAÇÃO BRASILEIRA
25% dos professores não tem diploma do Ensino Superior
Aproximidamente 25% dos professores que
trabalham nas escolas de educação básica do país não têm diploma de ensino
superior. Eles cursaram apenas até o ensino médio ou o antigo curso normal. Os
dados são do Censo Escolar de 2011, divulgado este mês pelo Instituto Nacional
de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Apesar de ainda existir um enorme
contingente de professores que não passaram pela universidade – eram mais de
530 mil em 2011 – o quadro apresenta melhora. Em 2007, os profissionais de
nível médio eram mais de 30% do total, segundo mostra o censo. Para o
presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE),
Roberto Leão, os números são mais um indicativo de que o magistério não é uma
carreira atraente.
A maior proporção de profissionais sem
formação de nível superior está na educação infantil. Nas salas de aula da
creche e pré-escola, eles são 43,1% do total. Nos primeiros anos do ensino
fundamental (1º ao 5º ano), 31,8% não têm diploma universitário, percentual que
cai para 15,8% nos anos finais (6° ao 9º ano). No ensino médio, os
profissionais sem titulação são minoria: apenas 5,9%.
Para a presidenta da União Nacional dos
Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Repulho, é um “grande
equívoco pedagógico” colocar os professores menos preparados para atender as
crianças mais novas. “No mundo inteiro é exatamente o contrário, quem trabalha
na primeira infância tem maior titulação. Quando o professor entra na rede vai
para a educação infantil quase como que um 'castigo' porque ela não é
considerada importante. Mas, na verdade, se a criança começa bem sua trajetória
escolar, as coisas serão bem mais tranquilas lá na frente”, pondera Cleusa.
Portal Creio
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