terça-feira, 8 de maio de 2012

Codigo Florestal


VETA, DILMA

Marina Silva chama atenção para o Código Florestal no Rio+20

“Dilma, veta tudo” é o pedido da ex-ministra do Meio Ambiente e evangélca, Marina Silva, reportando-se à aprovação do Código Florestal pelo Congresso depois de 13 anos de tramitação. “Esse foi o maior retrocesso no arcabouço institucional das políticas socioambientais no Brasil desde a ditadura”, escreveu a ex candidata à presidência da República em artigo para O Estado de São Paulo.
 “Aqui o que está em questão é interesse de especuladores de terra que vão ganhar fortuna quando não houver necessidade de se recompor áreas de preservação permanente”, destacou o deputado Alfredo Sirkis, do Partido Verde do Rio de Janeiro.
Concorda com Marina Silva o ex-secretário executivo do Ministério, João Paulo Capobianco. O Código, avaliou, representa um retrocesso jamais visto. Foi “a vitória do atraso”, definiu o diretor do Greenpeace no Brasil, Paulo Adário. Ele adiantou que os ambientalistas vão lutar pela aprovação de um projeto de iniciativa popular pelo desmatamento zero. Para tanto, terão que apresentar o projeto acompanhado de 1,4 milhão de assinaturas.
O Código, aprovado por 274 votos a favor contra 184 e duas abstenções, anistia o que foi desmatado sem reflorestamento até 22 de julho de 2008, retira a obrigação de divulgar na internet os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) – registro cartográfico dos imóveis rurais que facilita o monitoramento da produção agropecuária e a fiscalização do desmatamento -, altera a recomposição de preservação das matas ciliares nos rios e mexe nas Áreas de Preservação Permanente (APP), que preservam margens dos rios, encostas, topos de morro, restingas, mangues e biomas.

Portal creio

Nenhum comentário:

Postar um comentário