quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Abandono


Gado abandonado estão morrendo a 4 km da divisa de SC com o PR




Animais abandonados em uma propriedade rural estão morrendo sem que seus proprietários apareçam para o acompanhamento e o pior ninguém sabe qual é o motivo da morte do gado.

A área fica aproximadamente a 4 km da divisa dos estados do Paraná e Santa Catarina e segundo levantamentos feitos, a propriedade era do ex prefeito e médico de Campo Erê, Áureo Schneider, hoje falecido.

As informações dão conta de que a pessoa que adquiriu a área transportou até a propriedade inúmeros animais e os abandonou no local e em poucos dias dezenas deles morreram sem que seja apurado qual a doença que esta causando a morte.

Entre os animais vivos percebe-se que estão com algum tipo de doença, mas os parasitas tomam conta dos animais. Eles possuem brinco de cor amarela e a numeração tem dois algarismos. Os vizinhos das propriedades não souberam informar nada a não ser os sobrevôos dos urubus que em grande números nem se quer vão embora durante a noite.

O médico veterinário Fabio Monteiro da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná – SEAB, disse que as denuncias já foram verificadas e que pelos primeiros levantamentos não se constatou que os animais morreram com doenças de controle e sim pelo abandono e falta de cuidado com os parasitas.

Monteiro disse ainda que os serviços oficiais do estado do Paraná já foram comunicados e o proprietário identificado. As medidas já estão sendo tomadas e todos os órgãos responsáveis já estão atuando e ainda amanhã serão tomadas as medidas cabíveis que o assunto requer.

Quanto a brincagem, Monteiro disse que os brincos são de manejo da propriedade e os levantamentos levam a crer que os animais são oriundos de propriedades do próprio estado do Paraná.

Em Santa Catarina a CIDASC, os responsáveis pelo órgão não se manifestaram e aguardam posição da SEAB e somente depois tomarão as providências necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário